O Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA), criado no final de 2011, visa aprofundar e difundir pesquisas sobre a cerâmica antiga a partir de abordagens de estudo distintas e complementares, como por exemplo, estilísticas, formais, técnicas, tipológicas e iconográficas. A equipe do LECA é integrada por pesquisadores, professores, alunos e técnicos que desenvolvem estudos sobre a cerâmica antiga enquanto documento material para o conhecimento das sociedades antigas por meio das diferentes linhas de pesquisa contempladas pelo projeto temático do laboratório.

 

Além disso, tendo como objeto de análise central o material cerâmico, visamos também promover a cooperação entre especialistas neste material, contemplando diferentes períodos, circunstâncias de achado e procedências. Dessa forma, o LECA se configura também como um espaço de trabalho interdisciplinar cujos objetivos incluem viabilizar reuniões e discussões teórico-metodológicas a respeito da temática geral da cerâmica antiga com a participação de diferentes especialistas na área no quadro acadêmico brasileiro, buscando também promover intercâmbios de projetos e encontros internacionais, e assim, apoiando a formação de novos pesquisadores no Brasil através da inclusão de membros discentes e suas respectivas pesquisas de Iniciação Científica, monografias e trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 

As pesquisas desenvolvidas pelo LECA incluem a reunião e catalogação dos dados do material de estudo, a cerâmica, em uma base de dados a ser construída e alimentada constantemente constituída de fichas, imagens, mapas, fontes literárias e referências bibliográficas a fim de disponibilizar tal documentação para pesquisadores de todo país, viabilizando novas e futuras perspectivas e propostas de estudos e difundindo fontes de conhecimento e produção científica, como artigos, textos científicos, vídeos e material didático produzidos pela equipe do LECA. Tal documentação será direcionada tanto ao público acadêmico, isto é especialistas da área de Estudos Clássicos no Brasil, quanto para um público mais amplo, como professores do ensino básico e médio.