De 13/10/2015 a 13/10/2015

Tensões, Conflitos e Alianças Pelo Poder na Roma Antiga



Tensões, Conflitos e Alianças Pelo Poder na Roma Antiga:

O Caso de Otaviano (44-27 A.E.C.)

 

Neste minicurso, destaca-se uma figura que foi capaz de mobilizar estudiosos, escritores, produtores de seriados, aristocratas, políticos e militares ao longo de dois milênios. A memória do princeps romano Augusto, recentemente, sensibilizou diversos intelectuais, em escala mundial, na promoção de diversos livros e eventos no ano de 2014, pelo bimilenário de sua morte (em 14 E.C.), medidas essas que intrigam sobre sua perenidade no imaginário social do Ocidente.

"O título de Augusto e o sistema político do principado"
Análise sobre a função das titulaturas como expressão de poder na sociedade romana. A função sócio-religiosa do título de Augusto diante dos demais cidadãos, e formulação de debates sobre o período denominado principado de Augusto.

"Representações de Otávio em moedas da época (32 - 27 A.E.C.)"
Exposição de um estudo sistemático que estamos desenvolvendo por meio do Roman Imperial Coins (RIC) sobre as representações de Otávio em moedas que circularam em Roma, no período de 32 - 27 A.E.C. Nosso objetivo é demonstrar os discursos que ratificavam sua figura como um divino governante.

 

Pipoca Clássica Especial: "O Seriado Roma e a Batalha do Ácio - Entre Ficção e História"

Nesta atividade propõe-se uma conversa com o público através de análises sobre os elementos convergentes e divergentes da História de Roma, os quais foram abordados no episódio "Sobre seu pai", do seriado Roma ("De Patre Vostro", dir. Jhon Maybury, 65min). 

 

Dia 13 de outubro 

Das 9h às 12h

Na sala 317, ICH. 

INSCRIÇÕES PELO E-MAIL: lecapoiemaufpel@gmail.com

Confere-se certificado.





Galeria de Fotos